18 de julho de 2012

O livro de hoje: Desorientais

 (Foto: Acervo de imagens do Google)

Oi! O livro de hoje é um livro de poemas tipo  haikais*, da escritora Alice Ruiz; eu o peguei pra ler ontem, na Biblioteca Pública aqui de Quixeramobim e AMEI. É um livro de leitura rápida (terminei ontem mesmo, de manhã) e é bom para pessoas que já têm um pouco de hábito com a poesia, uma vez que para leigos' pode parecer um pouco complicado ou até "sem lógica". 

Pra quem não sabe, os  haikais são poemas curtos, que descrevem algo em pouquíssimas palavras, daí você tem que saber tirar o sentido do que o autor quis dizer. Abaixo, seguem alguns dos haikais do livro:

 tantos outonos 
em uma paisagem
chuva nos pinheiros

vento seco
entre os bambus
barulho d'água

a noite desce
o coração da terra
germina estrelas

velhos amigos
depois da despedida
continuam andando juntos

Sobre a autora:
(Foto: Vilma Slomp; disponível no acervo de imagens do Google)

Alice Ruiz nasceu em Curitiba(PR), em 1946. O contato com a literatura aconteceu logo cedo: aos 9 anos Alice já escrevia contos e, aos 16, versos. Dez anos depois publicou alguns poemas em jornais e revistas culturais e, aos 34, publicou seu primeiro livro.

Conheceu o poeta Paulo Leminski, com quem se casou, em 1968. Foi Leminski que mostrou que Alice escrevia haikais, abrindo-lhe espaço para pesquisar sobre a forma poética japonesa, que a autora estudou e, inclusive, traduziu livros de autores japoneses.

Do casamento também surgiu uma outra parceria. Alice e Leminski integraram o grupo musical “A chave”. Foi nesse período que Alice escreveu sua primeira letra de música, em parceria com o marido.

Hoje em dia, Alice tem mais de 50 músicas gravadas por parceiros e intérpretes, tendo lançado seu primeiro CD, “Paralelas”, em 2005. Além disso, a autora já publicou 15 livros, entre poesia, traduções e até história infantil.

Com Leminski, Alice teve três filhos: Miguel Ângelo Leminski, Áurea Alice Leminski e Estrela Ruiz Leminski. Estrela segue os passos dos pais e já publicou um livro, “Cupido: Cuspido e Escarrado”.

Os escritos de Alice lhe renderam vários prêmios, como o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro “Vice Versos”.

Sempre produzindo, a autora participou dos projetos: Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; Poesia em Out-Door, Arte na Rua II; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista; XVII Bienal, arte em Vídeo Texto.

Ainda envolvida com haikai, integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo.


*O que são haikais, haicais ou haikus?

O haiku, traduzido para o português como haicai, é a forma de poesia mais tradicional da cultura japonesa. Autores ocidentais tendem a definir o haicai como um poema de 17 sílabas dispostas em três linhas de 5, 7 e 5 sílabas métricas. O haicai deve oferecer um momento de reflexão, de forma que cause no leitor, uma sensação de descoberta. Esse momento está para o haicai, assim como o satori está para o zen e o nirvana está para o budismo. O haicai também deve conter um kigo, palavra que se refere a uma das estações do ano, que indica quando foi escrito. O tema do haicai é principalmente observações de cenas que acontecem na natureza. À medida que o haicai ganhava a simpatia dos ocidentais, algumas de suas características foram sendo deixadas de lado, enquanto que outras foram sendo incorporadas à sua forma. Isto fez com que o haicai fosse moldado ao gosto de seu praticante, conforme as influências literárias de sua cultura.

Fonte:
http://www.sumauma.net/haicai/haicai-oquee.html

Onde ler?

http://www.aliceruiz.mpbnet.com.br/bibliografia/desorientais/tem_cacofato.htm


Onde comprar?

http://www.submarino.com.br/produto/161444/livros/literaturanacional/poesia/livro-desorientais

Em Quixeramobim-Ce, tem na Biblioteca Pública Ismael Pordeus.


Espero que tenham gostado e que tenham a oportunidade de ler esse livro pelo qual me apaixonei! Um bjo S2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Críticas construtivas são bem-vindas. Obrigada pela visita :)